Indenizações pagas pelo DPVAT caem 15% em 2015

 As indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) tiveram queda de 15% em 2015 em comparação com o ano interior, de acordo com relatório divulgado pela Seguradora Líder, que opera o sistema. Foram 652.349 pagamentos de janeiro a dezembro referentes à ressarcimento por invalidez, morte e despesas hospitalares. Em 2014, o número foi de 365. O gasto total com as reparações em 2015 chegou a R$ 3,381 bilhões.

Segundo o diretor-presidente da Líder, Ricardo Xavier, a queda pode ser explicada por uma fiscalização mais efetiva. “Os efeitos da Lei Seca e a conscientização sobre o uso de equipamentos de segurança no trânsito já começam a fazer efeito”. Para ele, o fundamental agora é reforçar a conscientização. “Temos que investir agora na educação do cidadão no trânsito para que o número de acidentes reduza mais ainda”.
saiba mais

Do total de indenizações, 79% foram relativas à invalidez, 14% a despesas hospitalares e 7% por morte. Em termos de tipos de veículos geram a maior quantidade de pagamentos, as motocicletas foram as campeãs do ano com 76% do número total e 497.009 indenizações. Nesse tipo de acidente, 83% resulta em alguma invalidez, 4% em morte e 13% em gastos com medicamentos e/ou hospitais. Em sequência vem colisões envolvendo automóveis (19%), caminhões e picapes (3%) e ônibus, micro-ônibus e vans (2%).

Leia matéria completa