17 dicas para você não descuidar da manutenção do seu carro

É grande a lista de itens que precisam ser verificados regularmente no carro. De calibrar os pneus a trocar o óleo do motor ou as palhetas do limpador do para-brisa, o carro pode dar sinais de que algo está errado, mas cabe a você entendê-los e fazer a inspeção para evitar problemas maiores. Para ajudar nessa tarefa, o iCarros lista os itens a serem checados periodicamente e com qual quilometragem.

Calibrar os pneus
O recomenado é calibrar os quatro pneus a cada 15 dias ou semanalmente se você faz uso severo do veículo. E sempre usando a pressão indicada no manual do fabricante considerando o número de passageiros e de carga a ser transportada. Não se esqueça também do estepe, que pode receber duas ou três libras a mais de pressão se ele não for calibrado na mesma frequência dos demais. É importante calibrar os pneus ainda frios, ou seja, após rodar no máximo uns cinco ou seis quilômetros. Veja como calibrar corretamente.

Rodízio de pneus
O rodízio, que consiste em alterar a posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro para que a borracha sofra desgaste regular, deve ser feito de acordo com a recomendação no manual do proprietário, oscilando entre 5.000 e 10.000 km. Algumas fabricantes, porém, recomendam o rodízio a cada 8.000 km para pneus radiais e a cada 5.000 km para os diagonais.

Troca dos pneus
Os pneus possuem um indicador na banda de rodagem chamado TWI, que mostra quando o desgate da borracha chegou ao limite e é preciso fazer a troca. Para localizar o marcador, procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Siga, então, uma linha reta do triângulo até a banda de rodagem para localizar o marcador. Se ele estiver visível, significa que está na hora de fazer a troca. Por lei, a altura mínima dos sulcos é de 1,6 milímetro - menos que isso ele é considerado "careca" e causa multa e apreensão do veículo. Mais dicas em vídeo!

Alinhamento e balanceamento
Faça esses processos sempre que colocar pneus novos ou a cada 10.000 quilômetros. Vale a pena, contudo, verificar qual é a especificação do manual do fabricante do veículo. Você consegue identificar que algo está errado se houver vibração no volante, se o carro estiver puxando para um lado ou se notar ruídos nos pneus em curvas, mesmo em baixa velocidade.

Óleo do motor
A quilometragem indicada para a troca do óleo do motor varia conforme o carro e o tipo de óleo usado. Em geral, isso deve ser feito a cada ano ou a cada 10.000 km para os óleos sintéticos, enquanto os óleos minerais recomenda-se a troca a cada seis meses ou 5.000 km. Sempre use o óleo indicado no manual do veículo, onde encontra-se também o prazo de troca. Saiba mais!

Filtro de óleo do motor
Responsável por reter as impurezas do óleo, ele deve ser substiuído sempre que trocar o óleo do motor.

Filtro de combustível
Esse filtro deve ser substituído a cada revisão periódica. Em geral, sua troca é recomendada entre 12 meses ou a cada 10.000 km rodados.

Filtro do ar-condicionado
Responsável por manter limpo o ar que circula dentro da cabine, ele deve ser trocado a cada 30 mil km ou 36 meses. Contudo, carros que circulam em regiões poluídas podem precisar fazer a substituição em um prazo menor. Mais dicas em vídeo!

Correias
Os motores contam com correia dentada e a chamada poli V (aciona alternador, direção assistida, ar-condicionado etc). Em geral, ambas devem ser trocadas a cada 120 mil km ou quatro anos e meio de uso. Porém, ambientes abrasivos podem exigir a troca antecipada, por isso é importante fazer a checagem regularmente desses itens. Saiba mais.

Velas de ignição
As velas produzem a centelha que dá a partida no motor. Com o tempo, elas carbonizam, causando perda de potência e de torque e aumento no consumo de combustível. Recomenda-se a troca das velas a cada 40 mil km ou a cada quatro anos de uso.

Fluido de embreagem
Ele deve ser trocado a cada dois anos, independente da quilometragem.

Fluido dos freios
Também deve ser trocado a cada dois anos, independente da quilometragem.

Pastilhas e discos de freio
O desgaste desses componentes varia conforme o uso do veículo, sendo responsáveis por reduzir a velocidade e parar o carro. Ambos devem ser inspecionados a cada revisão periódica, pois não existe um prazo determinado para fazer a substiuição. Os principais sinais de que a pastilha está gasta são: dificuldade em frear, o pedal do freio estar mais baixo e barulho de metal. Assista a um vídeo com mais dicas.

Palhetas do limpador do para-brisa
Quem nunca ligou o limpador e percebeu que as borrachas estavam secas ou desgastadas, não conseguindo remover a água do vidro? O ideal é trocá-las uma vez por ano ou sempre que notar que estejam ressecadas. Aprenda como trocar você mesmo as palhetas.

Bateria
Se a bateria estiver perto do final da sua vida útil, o carro dará sinais de dificuldade na partida ou nos sistemas elétricos como o som do carro. A vida útil, em média, varia de 18 a 36 meses. Contudo, é importante fazer a verificação regularmente. Assista a um vídeo com mais dicas.

Aditivo do radiador
O radiador controla a temperatura de funcionamento do motor, sendo essencial verificar o nível do fluido de arrefecimento periodicamente a cada revisão. Em uma emergência, você pode usar água de torneira para completar, mas é preciso checar porque o nível baixou e depois fazer a troca completa do líquido. E nunca abra o reservatório com o motor ainda quente. A troca é recomendada, em geral, a cada dois anos ou quando houver vazamento. Saiba mais.

Amortecedores
Responsáveis pelo conforto e pela estabilidade do carro, os amortecedores absorvem a energia das molas. Sofrendo movimento constante sempre que o carro está em movimento, eles devem ser checados a cada revisão. O ideal é fazer a verificação a cada 10.000 km, com a troca recomendada a cada 40 mil km rodados. Já as molas têm a troca recomendada a cada 60 mil km.